Co - Herdeiros de Cristo

E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. Romanos 8:17

Menu

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Como usurfruir da herança ?

"Digo, pois, que todo o tempo que o herdeiro é menino em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo;
Mas está debaixo de tutores e curadores até ao tempo determinado pelo pai."
gálatas 4: 1-2



 Imagine se hoje eu decidisse repartir meus bens entre meus filhos. O que será que o meu filho mais velho, João Vitor, faria com todo o 'dinheiro' que eu colocasse em suas mãozinhas (supostamente falando..rsrs..)?  Ele tem somente oito anos – não tem nenhuma maturidade para administrar a “herança” de seu pai.  Entenda que o Pai Eterno tem uma herança para lhe confiar, mas que sua menor idade pode torna-lo impedido de usufruir dela.  Afinal, como observou o apóstolo Paulo, enquanto o herdeiro é menino, em nada difere do escravo.

a) Meninos são levados por circunstâncias. Meninos são volúveis, movidos por circunstâncias.  Como escreveu o apóstolo Paulo, eles vão ao sabor das ondas, de acordo com o soprar do vento, são influenciáveis e facilmente levados ao erro. O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para o outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro (Ef 4.14).  Existe até a expressão “mais fácil do que tirar doce de criança” – se nós precisamos de 'tutores', ainda, seremos facilmente levado a mudar de postura e acabar “entregando o doce” para o bandido.

b) A pessoa que não tem a alma livre é “menino”.  A expressão “alma livre” tem sido bem utilizada no contexto da Igreja.  Significa uma alma que se abriu ao tratamento e que tem os sentimentos resolvidos.  Uma alma liberta de todos os traumas.  A pessoa que ainda  não se abriu sinceramente ao Médico de Gileade permanece com sua alma aprisionada pelos sentimentos ( vontade, medo, desconfiança etc.).

c) A imaturidade expressa inveja, cobiça e contendas.  Quais são as prioridades de um menino de cinco anos?  Ele brinca, brinca, brinca, come (só o que gosta) e brinca. Por vezes os pais precisam ser enérgicos para leva-lo a interromper suas predileções infantis. Pois o imaturo tem dificuldade de absorver as questões espirituais. Ele é preso à carnalidade.  Isto é muito claro nas palavras do apóstolo Paulo: Irmãos, não lhes pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo. Dei-lhes leite, e não alimento sólido, pois vocês não estavam em condições de recebe-lo, porque ainda são carnais.  Porque, visto que há inveja e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos? (I Co 3.1-3).

d) Você precisa romper com a meninice!  Deus sabe que os “meninos” desperdiçariam sua herança. A meninice pode retardar a obra de Cristo na Cruz.  É mais do que tempo de deixar as coisas de menino: Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino. (I Co 13.11).  Eis o apelo que o apóstolo Paulo fez aos coríntios: Irmãos, deixem de pensar como crianças. Com respeito ao mal, sejam crianças, mas quanto ao modo de pensar, sejam adultos.
O imaturo não rompe com a carne e passa a vida no espírito. Ele tende a se perder, a desperdiçar o que lhe é confiado. A herança que o Senhor tem reservado para nós depende da disposição em romper com a meninice. Busque no Senhor uma alma livre.  Sua alma não pode continuar refém de sentimentos não resolvidos. Não aceite que sua mente fique presa ao modo de pensar de crianças – nós somos chamados para viver livres! Quando eu vejo a obra realizada no Egito entendo essa liberdade, Deus trais as nossas vidas, toda vida Dele ou seja não poderemos absorver facilmente sua vontade em nós. Ficaremos contidos em um tipo de cercadinho do tipo que se coloca bebês para conte-los. Irmãos! Temos todo um campo aberto para percorrer! Afinal Deus nos chamou para liberdade e em quanto estivermos servindo a Ele na condição de herdeiros que não pode assumir a herança, continuaremos com obras de palha, feno e madeira que para nada servem senão, ser queimadas pelo fogo. Pensemos nisso amados.




Escrito por : Alexandre Santana da Costa

0 comentários:

Deixe aqui seu recado